“O forte investimento nas futuras metrópoles revela que estamos prontos para capturar o progresso”, diz o Diretor Executivo Kim Fejfer no acompanhamento da publicação anual de resultados.

Haia, Holanda – A APM Terminals investe nos lugares certos. A líder global em operação portuária com sede em Haia está atualmente presente em 12 dos 20 principais países citados pelas Nações Unidas a se tornarem os lugares com maior concentração populacional em 2020.

“Em 2013, a APM investiu mais de 1 bilhão de dólares em infraestrutura no desenvolvimento e modernização de portos. Nós vamos continuar tentando facilitar o crescimento por meio do desenvolvimento de infraestrutura em portos nas grandes cidades onde a modernização da infraestrutura são necessárias e o comércio está crescendo”, afirma Fejfer.

Olhando para as maiores populações do Top 20 até de 2020, e de acordo com o World Population Prospects, a projeção global demográfica tendenciada pelas Nações Unidas dos mega países em crescimento em que a APM está operando são: China, Índia, Estados Unidos, Nigéria, Rússia, Japão, Vietnã, Egito e Alemanha.

Os investimentos de grande escala mais recentes do APM Terminals entraram no grupo Top 20, também. Exemplos de onde ela está desenvolvendo novos terminais de contêiner são Brasil, México, Nigéria, Turquia e China. De acordo com o Kim Fejfer não há nenhuma coincidência: “Nosso declarado investimento estratégico desde 2010 tem sido investir nos mercados de alto crescimento onde o acesso à moderna infraestrutura de portos é carente. Focando na necessidade de infraestrutura no futuro das mega cidades, podemos nos tornar aptos a um grande crescimento econômico, de desenvolvimento e progresso”, diz Fejfer.

O resultado anual da APM Terminals em 2013 foi publicado recentemente como parte do relatório anual do A.P.Moller-Maesrk Group. A empresa mostrou um aumento no lucro de 770 milhões de dólares. O relatório aponta que 41 dos 65 terminais de contêiner são localizados em mercados de crescimento e mais que 80 pct. de EBITDA foi gerado nesses mercados, mostrando que a APM já possui uma forte “pegada no mercado de crescimento”.

Com mais investimentos em terminais nas cidades de grande crescimento, a APM pode diretamente servir e impactar mais comunidades locais até 2020, ajudando essas sociedades contribuindo para uma melhor qualidade de vida com a criação de empregos.

Um bom exemplo é a cidade de Apapa, na Nigéria, onde as Nações Unidas preveem que a população alcance mais de 200 milhões de pessoas até 2020. Uma dessas mega cidades, Lagos, é esperada para atingir uma população de mais ou menos 16 milhões. Em Apapa, a APM Terminals investiu 200 milhões de dólares desde que assumiu a responsabilidade operacional em 2006, resultando na criação de mais de 31.000 novos empregos. Além disso, um estudo socioeconômico demonstrou que 72% da taxa financeira dos Terminais de Contêineres de Apapa é canalizada para sua população local. Mais investimentos em expansão de Apapa estão em curso, e mais é investido no país. Por exemplo, planos de modernização de um novo mega porto de águas profundas em Badagry e investimento em infraestrutura em Onne, para estarem aptos a suportar o crescimento do comércio.

Com muitas facilidades em operação, a África Ocidental é um mercado estratégico onde a APM Terminals está bem posicionada para gerar grande valor e vantagens de competitividade de crescimento econômico e demográfico. Recentemente, a APM foi premiada por construir e operar um segundo terminal no Porto de Abidjan na Costa do Marfim, um dos mais movimentados portos de contêineres da África Ocidental.

A APM é também estrategicamente localizada para servir o crescimento da classe média na América Latina. A empresa opera três portos no Brasil: Santos, Itajaí e Pecém, e está pronta para o futuro crescimento no Brasil. De acordo com o estudo feito pelas Nações Unidas, espera-se que a população brasileira cresça até 210 milhões até 2020. Uma de suas mega cidades, São Paulo, terá a população estimada em mais de 22 milhões de pessoas.

No México, a APM Terminals situou seu novo investimento em infraestrutura próximo às mega populações. O investimento em terminais em Lazaro Cardenas está localizado próximo ao da Cidade do México e será apto a servir diretamente 23 milhões de residentes até 2020.