A Brasil Terminal Portuário (BTP) e o Sindicato dos Operadores em Aparelhos Guindastescos, Empilhadeiras, Máquinas e Equipamentos Transportadores de Cargas dos Portos e Terminais Marítimos e Fluviais do Estado de São Paulo (Sindogeesp) assinaram no dia 25 de abril um acordo coletivo de trabalho para o aproveitamento de profissionais dessa categoria laboral no quadro de funcionários da empresa.

Este é o segundo acordo coletivo assinado com categorias de trabalhadores avulsos. O primeiro foi com o Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga, realizado no último dia 11, com a contratação de um total de 48 conferentes.

No caso do Sindogeesp, serão no total de 170 contratados, sob vínculo, para operar portêineres, transtêineres e empilhadeiras de grande e pequeno porte. Os profissionais inscritos no Sindogeesp vão atuar na BTP como vinculados (contrato pela CLT), por prazo indeterminado. O acordo tem vigência de dois anos.

“Essa parceria com o Sindogeesp, materializada neste acordo, permitiu a requalificação do trabalhador e que outras categorias já estejam sendo habilitadas e qualificadas em consonância com o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) e com o Centro de Excelência Portuária (Cenep)”, disse o presidente da BTP, Henry James Robinson.

O presidente Sindogeesp, Guilherme do Amaral Távora, disse que só tem a agradecer à BTP, “pela oportunidade da abertura desse campo de trabalho no terminal para a nossa atividade e para as demais categorias, pela requalificação, com o investimento que a empresa está proporcionando, e ainda pelo reconhecimento da representatividade do nosso sindicato”.

Estiveram também presentes ao ato, realizado no terminal, o diretor de Recursos Humanos da BTP, Joel Contente; o diretor de Operações, João Mendes; e o gerente de Recursos Humanos, Hudson Carvalho, além dos diretores do Sindogeesp Paulo Antonio da Rocha, vice-presidente; Manoel Luiz Bernardo, 2º secretário; e Sérgio Mathias Nazareth, diretor social.

Serão 170 profissionais contratados pela empresa para operar modernos equipamentos

Serão 170 profissionais contratados pela empresa para operar modernos equipamentos

Treinamento

No ano passado a BTP, Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) e Centro de Excelência Portuária (Cenep) firmaram parceria para treinar e habilitar gratuitamente mão de obra especializada na região para operar equipamentos portuários (portêineres e transtêineres). Essa parceria vai possibilitar o incremento da oferta de profissionais altamente qualificados na região. No total são oferecidas 300 vagas e a BTP irá absorver até cerca de 50% do grupo habilitado para operação de seus equipamentos no futuro terminal. O investimento é da ordem de R$ 700 mil.

O curso oferece aos alunos, com a coordenação do Cenep, a oportunidade de aulas práticas em um dos simuladores de operação de equipamentos mais modernos do mundo. O investimento na aquisição do simulador Ari Crane Simulator foi da ordem de R$ 2 milhões.