Com o novo negócio, a empresa amplia seu portfólio de serviços no Porto de Santos

Santos, 24 de abril de 2014 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) anuncia o início das operações com carga geral solta em seu terminal, localizado na margem direita do Porto de Santos. Com o novo serviço, o terminal passa a operar break bulk, que corresponde à carga geral movimentada fora de contêineres, sustentada por uma plataforma rolante, as chamadas mafis.

“Com a nova modalidade, que tem seu foco no mercado de cargas de projeto e maquinário, a BTP amplia o leque de serviços oferecidos aos seus clientes. A operação de carga solta será realizada no terminal a cada 15 dias, podendo passar a semanal, conforme a demanda de mercado”, explica Alan Lear, diretor Comercial da BTP.

O serviço utiliza-se de navios tipo roll-on roll-off – conhecidos como ro-ro – e a movimentação de carga através da plataforma rolante garante mais agilidade na entrega e na operação do navio. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a operação por meio dessa modalidade apresenta crescimento no Porto de Santos, com aumento de movimentação de 28,7% em relação a 2012, totalizando 4,3 milhões de toneladas de cargas soltas movimentadas em 2013.

Em relação à operação de carga geral conteinerizada, atualmente o principal negócio oferecido pela BTP, a Empresa anunciou recentemente sua projeção de movimentação dessa modalidade no Porto de Santos, atualizando o número para 691 mil TEUs a serem movimentados em 2014 em seu terminal. O principal fator que impossibilita a Empresa atingir o volume de 1,2 milhão de TEUs estimado para 2014 é o atraso na conclusão dos serviços de dragagem do canal do Porto de Santos. O novo volume – revisado e apresentado pela BTP – toma como base a expectativa da Empresa em ter o canal homologado pela Marinha do Brasil, a uma profundidade de 14,6 metros, até o próximo mês de maio.

Operação realizada com a WWL

Em um primeiro acordo com a Wallenius Wilhelmsen Logistics (WWL), a BTP será responsável pelo agendamento, armazenagem, movimentação e embarque de cargas gerais soltas do armador. A disponibilização deste serviço irá aumentar a capacidade de atendimento do terminal no Porto de Santos.

No dia 22 de abril, a BTP operou em seu terminal o navio “Tasco”, do tipo ro-ro e de bandeira norueguesa. Entre os itens embarcados, na operação que começou na madrugada – às 1h30 – e durou quase duas horas, estavam cargas de projetos como britadeiras, equipamentos de tratamento de água e geradores elétricos, todos transportados em quatro mafis. Após a operação, o navio seguiu sua rota, com destino ao porto Manzanillo no Panamá.

Sobre a Brasil Terminal Portuário

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso de uso público, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que possibilita maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de USD 800 milhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 16 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.

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Comunicação Corporativa Brasil Terminal Portuário (BTP)

Yara Gonçalves da Motta – y.motta@btp.com.br (13) 3295-5000

Matheus Pereira – m.pereira@btp.com.br (13) 3295-5000With this new venture the company increases its portfolio of services in the Port of Santos

Port of Santos, Brazil – Brasil Terminal Portuário (BPT) announces the launch of ro-ro general cargo handling service in its terminal, located on the right bank of the Port of Santos. With this new service option, the terminal starts to operate break bulk, which is non-containerized general cargo basically moved on rolling platforms, the so-called mafi trailers.

 

“With this new operation, which has its focus on project cargoes and machinery markets, BTP broadens the range of services offered to its customers. The service will call at the terminal every 15 days, and may switch into a weekly call, according to the market demand”, explains Alan Lear, Commercial Director of BTP.

 

Ships used in this sort of service are roll-on roll-off type – known as ro-ro – and cargo handled on these rolling platform ensur more agility in the operation of the vessels. According to the Brazilian Whaterway Transportation Agency-ANTAQ, operations in the Port of Santos through this modality reports 28.7% growth compared to 2012, totaling 4.3 million tons of general cargo handled in 2013.

 

With regards to container handling – currently the main service offered by BTP – the Company recently announced its projection of annual handling in the Port of Santos, updating its total volume to 691,000 thousand TEUs in 2014. The main factor that does not allow the Company to reach its currently installed capacity of 1.2 million TEUs in 2014 is the delay in the conclusion of dredging services in the Port of Santos’ channel. The new volume of TEUs – reviewed and presented by BTP- is based on the company’s expectation to have the channel homologated by the Brazilian Navy, at a depth of 14.6 meters, by next month.

 

Agreement with WWL

In a first agreement with Wallenius Wilhelmsen Logistics (WWL), BTP will be responsible for scheduling, storing, handling and loading of general cargo booked by the ship owner. This new service will  increase the throughput capacity for this type of cargo in the Port of Santos.

 

On April 22nd, BTP operated the “Tasco”, a ro-ro type and Norwegian flag ship. Among the items shipped, in the operation that began at 1:30am  and lasted nearly two hours, were projects cargoes such as crushers, water treatment equipment and electric generators, all transported in four mafis trailers. After the operation, the ship sailed from Santos bound for Manzanillo Port in Panama.

About Brasil Terminal Portuário:

BTP is a private multipurpose terminal in the Organized Port of Santos – Brazil. A modern project, which will enable greater competitiveness for Brazilian ports, is strategically located on the right bank of the Port of Santos and was Built-shaped on a brown field. With a total area of 490,000 square meters, and innovative project of R$ 2 billion (Brazilian currency), BTP offers the country a sustainable terminal, having promoted the remediation of one of the largest environmental liabilities of the State of São Paulo and the largest in the port area. BTP´s operations in the largest port in Latin America will generate hundreds of thousands of direct jobs, contributing to the development of the Region. With static capacity of 34,600 TEUs, the terminal has 1.108m of quay length for mooring, eight Ship to Shore Cranes, 26 RTG´s, seven forklifts, 40 terminal tractors and 16 gates IN and OUT. The process of receiving trucks loading and unloading will be done through the pre-scheduling of vehicles, and BTP is the only terminal in the region that has an exclusive parking lot for the trucks received to remain within their installation, allowing the elimination of queues of trucks on road, and the reduction in Co2 emissions once the vehicles will no longer need to keep the engine running to access the facility. Brasil Terminal Portuário is a joint venture between Terminal Investment Limited (TIL) and APM Terminals and has the capacity to handle 1.2 million TEUs and 1.4 million ton. liquid bulk.