A alavancagem na movimentação do terminal teve início em agosto, após nova homologação do calado operacional

BTP - Brasil Terminal Portuário - Porto de Santos

Santos, 27 de outubro de 2014 – Pela primeira vez, a Brasil Terminal Portuário (BTP) aparece na primeira posição em movimentação de contêineres no Porto de Santos. O ranking mensal, divulgado na última quinta-feira (23) pela autoridade portuária (Codesp), leva em consideração o volume total de carga conteinerizada movimentada pelos operadores portuários instalados no perímetro santista no mês de setembro. Com 70.269 unidades de contêineres movimentadas nesse mês de referência, a BTP representa um percentual equivalente a 32,5% de participação no mercado.

Em junho deste ano, foram movimentadas 39.950 unidades de contêiner pela Empresa, enquanto que em julho o resultado alcançou a marca de 46.528 unidades. Os números demonstram que a chegada de novos operadores portuários na região altera a composição de mercado na medida em que, além de permitir o incremento da capacidade operacional santista, também promove a redistribuição de carga entre os terminais. Esse é considerado um movimento natural e já esperado na região.

Acompanhando o incremento no volume total movimentado, a Empresa segue direcionada à melhoria contínua de suas operações, para aumento dos índices de qualidade, agilidade e inovação na prestação de serviços aos seus clientes. Mais importante que o patamar atingido em movimentação de carga, é o reflexo dele para o setor portuário nacional. Isso porque, junto com essa redistribuição de carga entre os terminais, assiste-se a um aumento cada vez maior de iniciativas para melhoria e inovação na gestão dos processos realizados pela iniciativa privada, tais como investimentos em automatização de sistemas e qualificação profissional para aumento da produtividade, tendo sempre em vista a segurança nas  atividades. Um dos diferenciais do terminal é o truck cycle, que corresponde ao tempo médio de permanência do caminhão no terminal da Empresa do pré-gate (portão inicial para verificação de agendamento de veículos) ao gate out (portão de saída), e que tem apresentando ciclo médio de 57 minutos, um dos melhores tempos praticados pelos terminais de Santos.

Isonomia competitiva

Em 2013, quando a Empresa inaugurou suas instalações, o nível de calado autorizado para navegação – em torno de 11,2m de profundidade, impossibilitava o recebimento de grandes navios, fazendo com que a BTP tivesse que ajustar sua expectativa de movimentação para os meses subsequentes.

Neste ano, após esforço conjunto da Codesp e iniciativa privada em torno de uma solução para a falta de isonomia competitiva em Santos, houve a homologação do canal de navegação, no mês de julho, elevando o trecho quatro – onde o terminal da BTP está instalado – para 12,6m de calado operacional. A nova marca autorizada permitiu a chegada de navios maiores ao terminal da BTP e o incremento na movimentação de carga conteinerizada já a partir de agosto, quando o terminal superou em 5,63 pontos percentuais os resultados do mês anterior.

Agora, a Empresa espera que os serviços de dragagem, nivelando a profundidade a 13,2m em toda extensão do canal no curto prazo e em até 15,7m no médio prazo, continuem como prioridade das autoridades competentes para melhorias de infraestrutura no Porto de Santos.

Acompanhe a evolução na movimentação de carga conteinerizada, pela BTP, em 2014 – fonte:Codesp 

grafico-ptbr2The leverage in handling of the terminal began in August, after approval of the new draft of the navigation channel

Brazil, Santos, October 27th, 2014 – For the first time since its inauguration, Brasil Terminal Portuário (BTP) appears in the first position of Santos container-handling market. The monthly figures, released last Thursday (23th, October) by Santos Port Authority (Codesp), considers the total volume of containerized cargo handled by port operators installed in Santos area in September. With 70,269 units of containers handled in September, BTP achieved 32.5% of market share in this month of reference.

In June this year, 39,950 units were handled by BTP, while in July the result reached 46,528 units. The figures show that the arrival of new port operators in the region alters the composition of this market as far as besides allowing the increase of operational capacity Santos, also promotes the redistribution of loading cargo among terminals. This is considered a natural movement and already expected in the region.

Following the increase in the total volume handled, BTP continues to focus on the improvement of its operations towards higher-levels of quality, agility and innovation in customer services. More important than the level reached in cargo handling for this month of September is its result for the national port sector. This is because – along with the redistribution of loading cargo among terminals – there is an increasing growth of initiatives for improvement and innovation in the processes management undertaken by the private sector, such as investments in automation systems and professional training both for higher level of productivity, having security in the first place. One of BTP differential is the terminal truck cycle, which corresponds to the residence time of the truck in the terminal from pre-gate to gate out. Within BTP terminal the average cycle is 57 minutes, one of the best times practiced by Santos’ competitors.

Competitive equality

In 2013 – when the company opened its facilities – the draft of around 11,2 meters deep allowed for navigation in Santos’ channel made it impossible for the Company to receive large ships. The situation forced BTP to review its forecast of container-handling for the subsequent months.

The new homologation by Brazilian Navy came into reality in July this year, after a joint effort of private enterprises and CODESP around a solution to draft restrictions. With this approval, the stretch 4 of the navigation channel – where BTP is installed – is now 12,6 meters deep. The new draft authorized enabled the arrival of larger ships to BTP and the increase in container handling as early as August, when the terminal has exceeded 5.63 percentage points in the results of the previous month.

Now, BTP expects that the dredging services – that will result in 13,2m deep in the short-term and up to 15,7 meters deep in the medium-term for the whole channel – remain a priority of the Brazilian authorities for the global development of infrastructure at the Port of Santos.

BTP monthly evolution in container-handling. Source: CODESP
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