Após quase 30 meses de obras, CETESB emite parecer técnico declarando executadas as medidas de remediação com o atingimento das metas estabelecidas.

O “Lixão da Alemoa” já faz parte do passado. Considerado um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo, o terreno localizado na margem direita do Porto de Santos, área do Porto Organizado, foi remediado pela Brasil Terminal Portuário (BTP). A obra de remediação da área acaba de receber o parecer dos técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que aprovaram o trabalho de remediação do solo.

O início do processo contou com a recuperação do terreno no próprio local. A partir demarço de 2011, a ação foi complementada com a substituição do solo e envio dos resíduos contaminados para o maior aterro sanitário do Brasil, em Caieiras, no interior de São Paulo. Passados exatos 12 meses desta última fase, as metas estabelecidas pela agência ambiental do Estado de São Paulo foram cumpridas.

O terreno remediado é de 340 mil m2. O trabalho foi intenso e contou com a parceria de quatro empresas especializadas. O gerenciamento foi realizado pela Waterloo Brasil e participaram da sua execução: Andrade Gutierrez, Essencis Soluções Ambientais e Dec do Brasil. A BTP ocupará uma área total de cerca de 490 mil m2, incluindo as obras sobre água.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Henry Robinson “o parecer positivo da Cetesb muito nos orgulha, pois corrobora a seriedade e empenho dedicados em todas as etapas do trabalho, e o comprometimento com a meta de atingir 100% de remediação ambiental da área portuária contaminada”. E os números confirmam o engajamento da empresa e parceiros: por exemplo, nesta etapa do projeto para a remoção de material contaminado foram realizadas mais de 17.500 viagens para o aterro sanitário, transportando mais de 711 mil toneladas retiradas da área. No total, foram investidos cerca de R$ 260 milhões apenas na remediação.

Próximos passos

Agora é momento de monitorar. A BTP irá acompanhar as águas subterrâneas para garantir a efetividade do processo de remediação. “Estão sendo instalados poços de monitoramento. No total, uma malha de mais de 50 poços estarão aferindo permanentemente o resultado, emitindo relatórios regulares para a Cetesb” explica o executivo.

 

Andamento das obras

O investimento na construção do terminal multiuso de movimentação de contêineres e granéis líquidos está a pleno vapor. Serão R$1,8 bilhão investidos no empreendimento, previsto para iniciar operação no 1º trimestre de 2013, que contará com equipamentos modernos e altamente eficientes. Entre eles, oito portêineres – que transportam a carga entre o cais e o navio – e 26 transtêineres, para utilização nos pátios. O primeiro navio que transporta o primeiro lote desses equipamentos já partiu de Shangai, na China,e está a caminho do Brasil, com a chegada prevista para a primeira quinzena de agosto no Porto de Santos.