BTP moderniza defensas e conclui primeira entrega do pacote de investimentos
Companhia substituiu 45 defensas marítimas e passar a ter 100% de berços acostáveis com infraestrutura para navios 366m.
Santos, 13 de agosto de 2024 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) concluiu, no início de agosto, a modernização de 45 defensas marítimas e finaliza o primeiro projeto contemplado no pacote de investimentos compromissado com o Governo Federal para mais 20 anos de concessão no Porto de Santos. A BTP investirá cerca de R$ 2 bilhões, nos próximos anos, para aumentar em 40% a capacidade do maior terminal de contêineres da América do Sul.
De acordo com o Diretor de Operações da BTP, Ricardo Trotti, esta é a primeira de muitas entregas previstas com o intuito de trazer ainda mais competitividade para o terminal. “Temos avançado de forma integral nos preparativos para o aumento da capacidade operacional. Apenas no cais, além da modernização das defensas, também serão adquiridos mais quatro novos e modernos portêineres, sendo que dois deles já chegarão neste ano”, afirma.
Com a instalação das novas defensas, a BTP passa a contar com infraestrutura em 100% de seus berços acostáveis para atracação de navios da classe New Panamax. Estas embarcações, mais conhecidas como navios gigantes, possuem 366 metros de comprimento e capacidade média para transportar de 13 a 15 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). O terminal da BTP, localizado na margem direita do Porto de Santos, possui 1.108 metros de cais e três berços de atracação com profundidade para até 15 metros.
O gerente geral de Operações da BTP, Eduardo Alonso Linna, lembra que o terminal de contêineres já possui experiência na operação de navios gigantes com segurança e excelência. A BTP recebeu em seu terminal os três e únicos navios de 366 metros que já fizeram escala no Porto de Santos. A atracação mais recente foi realizada, na última quinta-feira, 8 de agosto. “Já temos a expertise necessária e, agora, com o novo modelo de defensas em todos os nossos berços teremos mais eficiência logística. Poderemos, por exemplo, operar dois navios gigantes ao mesmo tempo”, detalha.
Função das defensas – As defensas marítimas são placas, que podem ser de diversos materiais, e que desempenham um papel fundamental para garantir a segurança das pessoas e das operações portuárias. Sua função é, resumidamente, amortecer o impacto causado por um navio no cais durante as operações de atracação e desatracação e, assim, contribuir para a preservação da integridade estrutural de embarcações e terminais.
O gerente de Implantação de Projetos da BTP, Fábio Henrique Duarte, explica que as novas defensas instaladas na BTP são maiores e mais robustas, conseguindo suportar a carga necessária para atracação e operação de navios de 366 metros. “Foram realizados diversos estudos e o processo de substituição das defensas foi dividido em três fases. A conclusão deste projeto com segurança e excelência é resultado da dedicação de várias equipes da BTP”, revela.