A Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu ontem a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para operar a fase 2 do seu terminal multiuso na região da Alemoa, à margem direita do Porto Organizado de Santos. A licença é complementar à primeira, emitida em 17 de julho deste ano. Em 14 de agosto, a BTP iniciou suas operações comerciais, ainda que de forma parcial.
A nova licença contempla a extensão total do cais (1.108 metros acostável), o complemento da área do Pátio de Contêineres, que totaliza 280 mil m2, e demais edificações do terminal, como a Casa de Visitantes, a área de apoio aos motoristas e a área destinada à fumigação de contêineres (procedimento para desinfestação de materiais).
“Essa conquista representa uma etapa fundamental rumo à operação do nosso terminal em plena capacidade de movimentação de carga conteinerizada” afirma Henry Robinson, Diretor-Presidente da BTP. “O processo de L.O. para a 2ª fase do empreendimento, cuja licença foi concedida pelo órgão regulamentador no dia de hoje (7), ocorreu de forma célere, o que demonstra o comprometimento do Governo Federal na busca de soluções que impulsionem a infraestrutura brasileira no setor portuário” destaca o executivo.
Em julho deste ano, empresa recebeu a licença para operar a fase 1 do terminal, iniciando parcialmente suas operações em 14 de agosto
A autorização do Ibama para a fase 1 do terminal, concedida no último mês de julho, abrangia instalações do terminal, como a bacia de atracação, os 400m de cais acostável, os 140 mil m² do pátio de contêineres – onde estão instalados e comissionados (prontos para operar) oito portêineres de última geração e 26 transtêineres entre outros equipamentos – além de edificações administrativas e estruturas de apoio como os gates de entrada e saída de caminhões, as subestações, o posto de combustível, o almoxarifado e a oficina de manutenção de veículos. Com as fases 1 e 2 do empreendimento já licenciadas pelo Ibama, o Projeto entra em sua terceira fase, referente ao desenvolvimento do terminal de líquidos, com capacidade para operar até 1,4 milhão de toneladas de granéis do gênero.
Para poder iniciar as operações com toda a capacidade instalada para contêineres, equivalente a 1,2 milhão de TEU’s, a BTP aguarda ainda para esse mês de outubro – conforme inicialmente informado pela SEP, a conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento do canal de navegação e do acesso ao terminal, pela Secretaria de Portos (SEP) e pela Autoridade Portuária de Santos (Codesp). “Com a dragagem concluída, poderemos incrementar a competitividade do Porto de Santos e do País, na medida em que estaremos prontos para atracar, só em nosso terminal, até 3 navios de capacidade de 9.200 TEU’s cada”, complementa o executivo. Atualmente, o terminal tem capacidade para receber navios de até 7.500 TEU’s. Com essa configuração, desde meados de agosto, quando iniciou as operações comerciais de forma parcial, a Empresa já operou 21 navios, movimentando um total de 17.992 TEU’s.
Sobre a Brasil Terminal Portuário:
A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que irá possibilitar maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de USD 800 milhões a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEUs, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 18 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos. A Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu ontem a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para operar a fase 2 do seu terminal multiuso na região da Alemoa, à margem direita do Porto Organizado de Santos. A licença é complementar à primeira, emitida em 17 de julho deste ano. Em 14 de agosto, a BTP iniciou suas operações comerciais, ainda que de forma parcial.
A nova licença contempla a extensão total do cais (1.108 metros acostável), o complemento da área do Pátio de Contêineres, que totaliza 280 mil m2, e demais edificações do terminal, como a Casa de Visitantes, a área de apoio aos motoristas e a área destinada à fumigação de contêineres (procedimento para desinfestação de materiais).
“Essa conquista representa uma etapa fundamental rumo à operação do nosso terminal em plena capacidade de movimentação de carga conteinerizada” afirma Henry Robinson, Diretor-Presidente da BTP. “O processo de L.O. para a 2ª fase do empreendimento, cuja licença foi concedida pelo órgão regulamentador no dia de hoje (7), ocorreu de forma célere, o que demonstra o comprometimento do Governo Federal na busca de soluções que impulsionem a infraestrutura brasileira no setor portuário” destaca o executivo.
Em julho deste ano, empresa recebeu a licença para operar a fase 1 do terminal, iniciando parcialmente suas operações em 14 de agosto
A autorização do Ibama para a fase 1 do terminal, concedida no último mês de julho, abrangia instalações do terminal, como a bacia de atracação, os 400m de cais acostável, os 140 mil m² do pátio de contêineres – onde estão instalados e comissionados (prontos para operar) oito portêineres de última geração e 26 transtêineres entre outros equipamentos – além de edificações administrativas e estruturas de apoio como os gates de entrada e saída de caminhões, as subestações, o posto de combustível, o almoxarifado e a oficina de manutenção de veículos. Com as fases 1 e 2 do empreendimento já licenciadas pelo Ibama, o Projeto entra em sua terceira fase, referente ao desenvolvimento do terminal de líquidos, com capacidade para operar até 1,4 milhão de toneladas de granéis do gênero.
Para poder iniciar as operações com toda a capacidade instalada para contêineres, equivalente a 1,2 milhão de TEU’s, a BTP aguarda ainda para esse mês de outubro – conforme inicialmente informado pela SEP, a conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento do canal de navegação e do acesso ao terminal, pela Secretaria de Portos (SEP) e pela Autoridade Portuária de Santos (Codesp). “Com a dragagem concluída, poderemos incrementar a competitividade do Porto de Santos e do País, na medida em que estaremos prontos para atracar, só em nosso terminal, até 3 navios de capacidade de 9.200 TEU’s cada”, complementa o executivo. Atualmente, o terminal tem capacidade para receber navios de até 7.500 TEU’s. Com essa configuração, desde meados de agosto, quando iniciou as operações comerciais de forma parcial, a Empresa já operou 21 navios, movimentando um total de 17.992 TEU’s.
Sobre a Brasil Terminal Portuário:
A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que irá possibilitar maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de USD 800 milhões a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEUs, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 18 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.