Entrada para o cais da Alemoa ocorrerá em 2 de setembro;
Os equipamentos possuem alta tecnologia e estão entre os mais modernos do setor
Santos, 24 de agosto de 2012 – Após percorrer quase 21 mil quilômetros a uma velocidade média de 8 nós, o navio ZhenHua 14, que traz o primeiro lote de equipamentos operacionais da Brasil Terminal Portuário (BTP), chegou à Barra de Santos ontem, 23 de agosto, às 23 horas. Uma equipe com aproximadamente 100 profissionais altamente qualificados participou do carregamento dos quatro portêineres e dos seis transtêineres, em Xangai (China), de onde o navio saiu em 25 de junho. Foram 10 dias para o término do carregamento e início da viagem, que passou pela África, contornando o Cabo da Boa Esperança.
A BTP adquiriu os equipamentos da empresa chinesa ZPMC – fabricante de um dos mais modernos e eficazes equipamentos portuários da América Latina. No total, serão oito portêineres e 26 transtêineres, divididos em quatro lotes de entrega. O navio com o segundo lote já saiu da China e tem previsão de chegada para o mês de setembro.
Uma equipe da BTP e da empresa de inspeção APMT Crane & Engineering Services acompanhou todo o processo, desde a especificação e a inspeção da construção dos equipamentos, até o carregamento para o navio, priorizando sempre a segurança dos operadores envolvidos.
O ZhenHua 14 é um navio especializado no transporte de equipamentos pesados e, desde 2006, presta serviços à empresa Shanghai Zhenhua Port Machinery Company, na China, com porto de registro em Kingstown, na Jamaica. O navio, que tem 248 metros de comprimento e 41 de largura, foi construído na Polônia.
No dia 2 de setembro, ele entrará no canal com destino ao cais da BTP, na Alemoa. O procedimento tem duração de 6 horas, com início previsto para as 10 horas e término às 16 horas. No próximo dia 11, está previsto o descarregamento desses equipamentos. São esperadas autoridades do setor portuário para o evento que acontecerá no terminal da empresa.