Em solenidade na sede da autoridade portuária, Empresa celebra o recebimento deste tipo de navio porta contêiner para ampliar a competitividade do setor
Santos, 24 de fevereiro de 2021 – Representantes da Brasil Terminal Portuário (BTP) participaram, ontem (23), na sede da autoridade portuária, da solenidade de entrega do termo de homologação para receber navios porta contêineres de 366 metros de comprimento no canal de navegação santista. A autorização foi concedida pela Marinha do Brasil à Santos Port Authority (SPA) e aumenta o limite de 340 metros de comprimento para navios, até então os maiores permitidos para atracação.
A Empresa celebrou a conquista, destacando sua importância para um ambiente mais competitivo “Demos um importante passo na direção de elevar o Porto de Santos a um novo patamar de eficiência” afirmou Ricardo Arten, CEO da BTP. “Nós acreditamos no País, e queremos continuar investindo no desenvolvimento da infraestrutura operacional. Mas só conseguiremos atender às demandas crescentes do comércio exterior, se estivermos preparados” completou.
A BTP possui um cais contínuo de 1.108 metros, com capacidade para receber, simultaneamente, três navios dessa categoria de porta contêiner de 366 metros, os chamados new panamax class. Já seus berços estão preparados para atingir profundidade de até 17 metros. De acordo com o diretor de Operações, Marcio Guiot “Com a autorização para receber a geração do 366, que já se planeja para a costa brasileira, nossas condições operacionais também se tornam mais efetivas, com melhor utilização do cais da BTP”.
O navio-tipo 336 comporta um quantidade máxima de 9 mil TEUs, já geração de 366 tem capacidade de embarcar 14 mil TEUs. Em maio de 2016, a BTP enfrentou uma restrição no seu calado, causando perdas operacionais significativas pela limitação ao recebimento de navios homologados de 336m, que à época já representava cerca de 45% das escalas do terminal. “A nova homologação do 366 é um marco para o nosso setor. Contudo, ainda mais importante que essa conquista é a garantia de que teremos aprofundamento e manutenção permanente no calado, para impulsionar a efetividade na movimentação em todo o cais santista e os altos níveis de performance operacional do terminal” concluiu.
A expectativa da empresa é que a autorização para navegabilidade dos navios 366, concedida no dia de ontem, já comece a surtir efeito nos navios planejados para atender aos serviços com destino ao terminal.