Honraria inédita reconheceu 24 empresas da América Latina por desenvolverem ações em prol da igualdade e equidade de gênero.

Santos, 8 de abril de 2024 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) é a primeira empresa brasileira a receber o Selo LIFE, reconhecimento concedido a empresas que desenvolvem iniciativas em prol da igualdade e equidade de gênero no setor marítimo-portuário. No total, 24 empresas do segmento na América Latina foram contempladas com o selo inédito.

Para o CEO da BTP, Ricardo Arten, a honraria é resultado de um trabalho contínuo alinhado ao compromisso da empresa em promover e apoiar iniciativas que fortaleçam a presença das mulheres no ambiente portuário. “Desde o início das nossas operações, trabalhamos não apenas para incluir, mas também para capacitar e valorizar a contribuição das mulheres no setor. É com muito orgulho que vemos cada vez mais mulheres presentes em nosso terminal, desde a operação dos nossos equipamentos até a liderança de grandes equipes, e queremos evoluir ainda mais”, afirma.

A cerimônia de entrega do Selo LIFE foi realizada, no Panamá, em março, durante a abertura da 2ª edição do Programa de Liderança Feminina para o Setor Marítimo-Portuário (LIFE), evento que reúne mulheres de diversos países latino-americanos com o objetivo de fomentar oportunidades de crescimento pessoal, networking e negócios para profissionais que atuam no segmento marítimo e portuário.

A gerente financeira da BTP, Carolina Fernandes Pinto, e a especialista em Projetos PMO da BTP, Cristhiane Vojevodovas Ramos, participaram do Programa LIFE e foram as responsáveis por receber o Selo LIFE em nome do terminal de contêineres.

Carolina, que está no terminal de contêineres há sete anos, destaca que “receber o selo junto com a colega Cristhiane, representando a BTP e a todas as mulheres que também trabalham na empresa, foi uma grande responsabilidade e reconhecimento”. A colega, Cristhiane, que trabalha na empresa há 11 anos, complementa ainda que a experiência como um todo foi muito enriquecedora. “A oportunidade de troca de conhecimento com outras mulheres que também atuam no setor portuário foi indescritível”, conta.

A BTP conta com 160 mulheres em seu quadro de colaboradores diretos, sendo que cerca de 50% dessas mulheres trabalham em cargos de operação portuária, do gate aos grandes equipamentos utilizados para movimentação de contêineres.

O LIFE é um programa destinado a mulheres latino-americanas que ocupam cargos de liderança em empresas e instituições da indústria marítimo-portuária. Seu objetivo é oferecer um espaço de aprendizado e desenvolvimento de habilidades e competências de liderança, implementando ferramentas de negociação, trabalho em equipe, gestão de conflitos, tomada de decisões e autoconfiança para apresentações eficazes. O Selo LIFE é concedido pela PR Ports e Multimodal, com a outorga da Red MAMLa, Organização das Mulheres da IMO – Organização Marítima Internacional.

Sobre a BTP:

Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais da área portuário no País. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da modalidade new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, também prestando serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP obteve as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional). Mais informações estão no portal www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario