São Paulo, 16 de setembro – A Brasil Terminal Portuário (BTP) foi contemplada com o Prêmio Guia Marítimo 21 Anos – Edição 2013, na categoria Case Sustentabilidade. A solenidade de entrega foi realizada nesta data, em cerimônia em São Paulo.
O destaque para a BTP, que originou a premiação na área de Sustentabilidade foi o processo de remediação de toda a área onde está implantado o seu terminal multiuso para a movimentação de contêineres e granéis líquidos, na região da Alemoa, no Porto Organizado de Santos.
Esse projeto foi inovador na área portuária brasileira, no sentido de que a BTP resolveu um significativo passivo ambiental da região do porto, conhecido como lixão da Alemoa, onde foram descarregados e movimentados os detritos portuários durante mais de 50 anos e que era de responsabilidade da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Ao assumir a tarefa de sanar esse passivo, um dos maiores do Brasil e o maior em área portuária, a BTP investiu cerca de R$ 257 milhões e atuou de modo inédito em processo de alta tecnologia para a remediação.
Após firmar compromisso com o Ministério Público Estadual e obter as licenças do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) – ambas concedidas no segundo semestre de 2009 –, a BTP deu início ao processo de remediação ambiental dessa área.
Esse processo teve duas fases. A primeira com a separação dos resíduos e lavagem do solo, de onde se retirou 426 mil toneladas de solo contaminado e resíduos e 84 mil metros cúbicos de material descontaminado foram utilizados na obra civil. Na segunda fase, mais 711 mil toneladas de material foram retiradas. No total cerca de 1,14 milhão de toneladas foram destinadas ao aterro industrial de Caieiras, no interior de São Paulo.
Com duração de 30 meses, o processo de remediação foi concluído em março de 2012 e, em junho do mesmo ano, a BTP recebeu o Parecer Técnico positivo da Cetesb. A 19 de julho de 2013, a licença do Ibama para operar o terminal.
Operando de modo parcial, até que as autoridades portuárias concluam o serviço de dragagem de aprofundamento do canal de navegação, a BTP oferece ao Brasil um terminal inovador para operar de forma sustentável, garantindo produtividade e segurança, com equipamentos de última geração.
A empresa investe em 22 programas ambientais, que têm como objetivo monitorar continuamente os meios biótico, antrópico e físico para a gestão monitoramento, auditoria e controle de Dragagem; Arqueologia; Águas Superficiais e Subterrâneas; Riscos de Poluição; Efluentes; Resíduos Sólidos; Fauna Terrestre; Monitoramento de Manguezal e Compensação Florestal.
Ainda na área de sustentabilidade, a BTP realiza ações eco sustentáveis como reuso de água e aproveitamento da energia solar.