Com novo calado homologado, em -13,2 metros também no setor 4, o terminal está pronto para receber os navios maiores que já navegam nos demais trechos do canal santista

Santos, 16 de janeiro de 2014 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) está apta a receber navios maiores, a partir das novas profundidades do canal de navegação do Porto de Santos homologadas pela Marinha na manhã desta sexta-feira. O novo calado operacional restabelece o nível de competitividade da BTP em relação aos operadores portuários instalados em Santos no recebimento de carga conteinerizada.

“Estamos muito satisfeitos com o novo calado homologado, pois é indiscutível sua importância para os negócios da BTP no que se refere ao atendimento aos nossos clientes, que passam a operar com navios cada vez maiores na costa brasileira”, afirma o diretor-presidente da BTP, Antonio Passaro. “Mas, acima de tudo, a notícia nos entusiasma, pois evidencia a forma resoluta e expedita com que a Secretaria Especial de Portos (SEP), a autoridade portuária (CODESP) e os demais órgãos intervenientes têm conduzido a questão da dragagem, deixando claro para nós – operadores portuários – que a melhoria nos acessos ao Porto de Santos está no topo da agenda de trabalho”, analisa o executivo.

Com a homologação, a nova configuração do canal apresenta no trecho 4, até a área onde está instalada a BTP, calado operacional de -13,2 metros, profundidade idêntica à autorizada para os trechos 1, 2 e 3. “Além disso, os três berços do terminal da BTP, que totalizam 1.108 metros de extensão de cais acostável, já têm calados operacionais homologados entre -12,9 metros e -13,9 metros na baixa-mar, sendo que -13,9 metros representa a maior profundidade de berço autorizada no Porto de Santos”, garante o diretor de operações da BTP, João Mendes. O cais da BTP já foi construído para atingir profundidades de até 17 metros.

Agora, a expectativa da Empresa é de que as novas obras de dragagem, a cargo da Secretaria Especial de Portos (SEP), resultem em profundidades ainda maiores no médio prazo, alcançando patamares entre -15,4 e -15,7 metros de calado operacional em toda a extensão do canal do Porto, o que permitirá aos operadores portuários o recebimento de navios com capacidade superior a 9 mil TEUs.

Calado operacional no Porto de Santos a partir de 16 de janeiro de 2015:

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The terminal’s new draft of -13.2 meters has been officially approved for sector 4, so we are now ready to host the largest ships that already sail through other sections of Port of Santos channel

Santos, January 16, 2015 – Brasil Terminal Portuário (BTP) can now handle larger vessels after the Navy approved new depths for Port of Santos channel on Friday morning. The new operational draft enhances BTP’s competitiveness for containerized cargo in relation to other port operators in Port of Santos.

“We are very happy with the new draft that has been approved, given its importance to BTP’s business in terms of the services offered to our customers, who will now be able to operate larger vessels on the Brazilian coast,” said BTP’s CEO Antonio Passaro. “In particular, we are enthused by the news because it shows that dredging work has been done in good time by the Special Secretariat for Ports (SEP), the port authority (CODESP) and other bodies involved, making it clear for us – port operators – that improved access to Port of Santos is at the top of the agenda,” said Mr. Passaro.

Official approval means that the new channel configuration for section 4 through to BTP’s area now has an operating draft of -13.2 meters which is the same as the draft authorized for sections 1, 2 and 3. “In addition, the BTP terminal’s three berths totaling 1,108 meters’ dock length now have approved low-tide operational drafts of -12.9 to -13.9 meters, and -13.9 meters is the deepest berth authorized at Port of Santos,” said BTP’s head of operations, João Mendes. BTP quays were planned to take vessels with drafts of up to 17 meters.

The company now awaits more dredging work planned by the Special Secretariat for Ports (SEP) that will provide even deeper drafts in the medium term, reaching -15.4 and -15.7 meters throughout the port channel, which will allow operators to take 9,000 TEU vessels.

Port of Santos operational draft from January 16, 2015:

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