Empresa investiu cerca de US$ 85,4 milhões na compra dos equipamentos
que vão garantir agilidade ao terminal
A Brasil Terminal Portuário iniciou no dia 12/09 a descarga do primeiro dos quatro portêineres no seu terminal, localizado no Cais da Alemoa, na margem direita do Porto de Santos.
Uma equipe de 30 operadores é responsável pela operação. O cronograma de descarga, do primeiro navio, terminou no dia 19/09, quando o último portêiner foi retirado do navio. Nesse primeiro lote, foram quatro portêineres e seis transtêineres descarregados no terminal da empresa. Os equipamentos portuários – estão entre os mais modernos do setor na América Latina.
A escolha pelos equipamentos reflete a preocupação da empresa com a sustentabilidade, proporcionando economia de energia elétrica e óleo diesel e, consequentemente, a redução de gases de efeito estufa.
Depois de percorrer cerca de 21 mil quilômetros a uma velocidade média de 8 nós, o navio Zen Hua 14 chegou à Barra de Santos no dia 23 de agosto último e entrou no cais da Alemoa no dia 02 de setembro.
No total, foram adquiridos 8 portêineres e 26 RTG equipamentos. O investimento na compra desse primeiro lote foi da ordem de US$ 35 milhões.
Operação para entrada do ZhenHua 14
A operação de entrada do navio, com destino ao canal, começou no domingo (dia 02/09), por volta das 9h, com a saída da Barra em direção ao canal de acesso ao cais. Por volta das 9h15, quem estava no Deck dos Pescadores ou na Ponte dos Práticos pode ver o navio bem de perto.
Rumo ao cais, os cuidados operacionais continuaram. Durante o tempo de permanência na Barra, a parte superior dos portêineres foi abaixada para passar por baixo dos cabos da rede de transmissão no canal.
As condições da maré também foram cuidadosamente analisadas. A data e o horário de entrada do navio foram definidos, conjuntamente, entre a Codesp, a Praticagem, a Capitania dos Portos e a empresa. No dia 02/09 o ZhenHua 14 atracou no cais da BTP por volta das 15h30 com sucesso.
Sobre os equipamentos
Os portêineres – responsáveis pela movimentação dos contêineres entre o cais e o navio – têm capacidade de 65 toneladas debaixo do spreader twin lift, que são capazes de movimentar 2 contêineres de 20’(pés) simultaneamente e de 100 toneladas debaixo do gancho. Têm altura de 79 metros com a lança abaixada, 123 metros com a lança levantada e altura de elevação de 41 metros. O alcance da lança é de 65 metros, capaz de atender navios com 23 fileiras de contêineres de largura.
Os equipamentos, adquiridos da empresa chinesa ZPMC, foram construídos com possibilidade de abaixar sua estrutura mais alta (A-frame) para passar debaixo da linha de transmissão que existe no meio do canal do Porto de Santos.
Os transtêineres – responsáveis por retirar os contêineres do caminhão para o pátio –têm altura de 1 sobre 5, com altura de elevação de 18,10 metros, no total de 27,10 metros e largura de 7+1, no total de 28,25 metros e capacidade para 40 toneladas.
Qualificação de mão de obra
Em agosto, representantes da Brasil Terminal Portuário, do Órgão Gestor de Mão de Obra Avulsa do Porto de Santos (Ogmo) e do Centro de Excelência Portuária do Porto de Santos (Cenep), assinaram termo de compromisso para treinar e habilitar gratuitamente mão de obra da região interessada em operar equipamentos portuários.
A metodologia de ensino contratada é da Maersk Training Brasil e o Cenep irá conduzir o treinamento. No total, são 300 vagas para treinamento até o final do programa, previsto para encerrar em março de 2013. A Brasil Terminal Portuário irá absorver cerca de 50% do grupo habilitado para operação de seus equipamentos no seu terminal.
Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de ter aulas práticas em um dos simuladores de operação de equipamentos mais modernos do mundo. O Ari Crane Simulator possui um sistema eletromecânico chamado motion, que permite ao aluno ter a sensação real de operar os equipamentos portuários.