A Empresa também obteve recentemente a declaração de alfandegamento pela Receita Federal.

brasil-terminal-portuario-recebe-licenca-de-operacao-do-Ibama

A Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu, na última sexta-feira (19), a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para operar o seu terminal multiuso na região da Alemoa, à margem direita do Porto Organizado de Santos. No último dia 3, a BTP já havia obtido a declaração de alfandegamento emitida através de ato da Receita Federal publicado no Diário Oficial da União. E em abril deste ano, a Empresa foi credenciada com o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês).

A BTP está tecnicamente pronta para operar, e com a Licença de Operação – concedida para o prazo de seis anos – a declaração de alfandegamento e o ISPS Code, a Empresa irá iniciar suas atividades comerciais, de forma parcial, na medida em que ainda é aguardada a conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento do canal de navegação e do acesso ao terminal para que a Empresa possa operar com toda a sua capacidade instalada.

A licença do Ibama abrange instalações do terminal da fase 1, compreendendo a bacia de atração, os 400m de cais acostável, os 140 mil m2 do pátio de contêineres – onde estão instalados e comissionados (prontos para operar) oito portêineres de última geração e 26 transtêineres entre outros equipamentos – além de edificações administrativas e estruturas de apoio como os gates (portões de acesso) de entrada e saída, as subestações, o posto de combustível, o almoxarifado e a oficina de manutenção de veículos.

“Cumprimos uma etapa fundamental para início das operações”, comemora Henry Robinson, Diretor-Presidente da BTP. “Foram quase seis anos entre estudos, definição de projetos, obras de remediação e civis de construção do terminal, até que o IBAMA emitisse essa licença final. Agora, estamos prontos para iniciar as atividades comerciais. O próximo passo é o cumprimento da dragagem da bacia de evolução e do canal, por parte da Autoridade Portuária e da SEP, para que possamos entregar a Santos um terminal completo que irá permitir maior capacidade de movimentação no Porto de Santos”, finaliza o executivo.

Há pouco mais de um ano, a BTP concluiu o processo de remediação da área onde está instalada. Com duração de 30 meses e um investimento de R$257 milhões, o trabalho contemplou duas metodologias e, no total, foram retirados cerca de 1,14 milhão de toneladas de material que foi enviado para o aterro industrial de Caieiras em São Paulo. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) emitiu parecer técnico favorável em junho de 2012.

Em agosto de 2010, o IBAMA já havia concedido a Licença de Instalação (LI), autorizando a execução das obras de implantação do empreendimento, de acordo com os Estudo e

Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e o Plano Básico Ambiental (PBA) apresentados pela Empresa. O PBA é formado por 22 programas voltados à gestão e ao monitoramento do meio físico, biótico e antrópico da área ocupada pela Empresa e seus arredores.

A BTP já desenvolve negociações comerciais, e a Empresa acompanha atentamente os serviços de aprofundamento do canal e acesso conduzidos pela SEP e Codesp. A expectativa da Empresa é ter a dragagem concluída pelos órgãos competentes, e homologada pela Marinha, até outubro próximo, o que irá permitir o recebimento de embarcações maiores e a celebração de novas parcerias.

Sobre a Brasil Terminal Portuário:

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso privado, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que irá possibilitar maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m2, e um projeto inovador de USD 800 milhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 18 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas será realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.

Informações para a imprensa:

In Press Porter Novelli

Taís Barros
(11) 3323-1563 – tais.barros@inpresspni.com.br

Cibele Anjos
(11) 3323-1528 – cibele.anjos@inpresspni.com.br

Z Consultoria de Comunicação

José Carlos Silvares

(13) 3224-7433 – silvares@uol.com.br

Comunicação Corporativa Brasil Terminal Portuário (BTP)

Yara Gonçalves da Motta

(13) 3295-5000 – y.motta@braporto.com.br

Matheus Pereira

(13) 3295-5000 – m.pereira@braporto.com.br

A Empresa também obteve recentemente a declaração de alfandegamento pela Receita Federal.

brasil-terminal-portuario-recebe-licenca-de-operacao-do-Ibama

A Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu, na última sexta-feira (19), a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para operar o seu terminal multiuso na região da Alemoa, à margem direita do Porto Organizado de Santos. No último dia 3, a BTP já havia obtido a declaração de alfandegamento emitida através de ato da Receita Federal publicado no Diário Oficial da União. E em abril deste ano, a Empresa foi credenciada com o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês).

A BTP está tecnicamente pronta para operar, e com a Licença de Operação – concedida para o prazo de seis anos – a declaração de alfandegamento e o ISPS Code, a Empresa irá iniciar suas atividades comerciais, de forma parcial, na medida em que ainda é aguardada a conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento do canal de navegação e do acesso ao terminal para que a Empresa possa operar com toda a sua capacidade instalada.

A licença do Ibama abrange instalações do terminal da fase 1, compreendendo a bacia de atração, os 400m de cais acostável, os 140 mil m2 do pátio de contêineres – onde estão instalados e comissionados (prontos para operar) oito portêineres de última geração e 26 transtêineres entre outros equipamentos – além de edificações administrativas e estruturas de apoio como os gates (portões de acesso) de entrada e saída, as subestações, o posto de combustível, o almoxarifado e a oficina de manutenção de veículos.

“Cumprimos uma etapa fundamental para início das operações”, comemora Henry Robinson, Diretor-Presidente da BTP. “Foram quase seis anos entre estudos, definição de projetos, obras de remediação e civis de construção do terminal, até que o IBAMA emitisse essa licença final. Agora, estamos prontos para iniciar as atividades comerciais. O próximo passo é o cumprimento da dragagem da bacia de evolução e do canal, por parte da Autoridade Portuária e da SEP, para que possamos entregar a Santos um terminal completo que irá permitir maior capacidade de movimentação no Porto de Santos”, finaliza o executivo.

Há pouco mais de um ano, a BTP concluiu o processo de remediação da área onde está instalada. Com duração de 30 meses e um investimento de R$257 milhões, o trabalho contemplou duas metodologias e, no total, foram retirados cerca de 1,14 milhão de toneladas de material que foi enviado para o aterro industrial de Caieiras em São Paulo. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) emitiu parecer técnico favorável em junho de 2012.

Em agosto de 2010, o IBAMA já havia concedido a Licença de Instalação (LI), autorizando a execução das obras de implantação do empreendimento, de acordo com os Estudo e

Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e o Plano Básico Ambiental (PBA) apresentados pela Empresa. O PBA é formado por 22 programas voltados à gestão e ao monitoramento do meio físico, biótico e antrópico da área ocupada pela Empresa e seus arredores.

A BTP já desenvolve negociações comerciais, e a Empresa acompanha atentamente os serviços de aprofundamento do canal e acesso conduzidos pela SEP e Codesp. A expectativa da Empresa é ter a dragagem concluída pelos órgãos competentes, e homologada pela Marinha, até outubro próximo, o que irá permitir o recebimento de embarcações maiores e a celebração de novas parcerias.

Sobre a Brasil Terminal Portuário:

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso privado, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que irá possibilitar maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m2, e um projeto inovador de USD 800 milhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 18 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas será realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.

Informações para a imprensa:

In Press Porter Novelli

Taís Barros
(11) 3323-1563 – tais.barros@inpresspni.com.br

Cibele Anjos
(11) 3323-1528 – cibele.anjos@inpresspni.com.br

Z Consultoria de Comunicação

José Carlos Silvares

(13) 3224-7433 – silvares@uol.com.br

Comunicação Corporativa Brasil Terminal Portuário (BTP)

Yara Gonçalves da Motta

(13) 3295-5000 – y.motta@braporto.com.br

Matheus Pereira

(13) 3295-5000 – m.pereira@braporto.com.br