Balanço positivo também contempla evolução do plano de investimentos de R$ 1.9 bilhão que aumentará capacidade operacional do terminal de contêineres.

A Brasil Terminal Portuário (BTP), um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, celebrou, com balanço positivo, o encerramento de mais um ano de operação no Porto de Santos. Em 2024, a companhia registrou importantes avanços e conquistou premiações em diversas esferas que estão em sinergia com os seus valores e ao seu negócio.

Dentre as principais realizações de 2024, destacam-se o recebimento de dois novos portêineres e a conclusão do processo de modernização de 45 defensas marítimas. Estas entregas, de acordo com o Diretor de Financeiro da BTP, Fernando Monti, “fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 1.9 bilhão compromissado pela BTP com o Governo Federal por ocasião da renovação contratual”. A companhia renovou, em dezembro de 2023, o seu contrato de arrendamento e operará no maior porto do Hemisfério Sul até 2047.

O Diretor de Operações da BTP, Ricardo Trotti, complementa que o foco deste pacote de investimentos é preparar a BTP para mais 20 anos de operação no Porto de Santos. “Vamos ampliar a nossa capacidade operacional em mais de 40% nos próximos anos e teremos um terminal ainda mais eficiente, sustentável e inovador”, afirma.

A execução e entrega destes projetos contemplados no pacote de investimentos da BTP está sob responsabilidade do novo Diretor de Implementação de Projetos, Henrique Ventura, que, recentemente, se juntou a Diretoria Executiva da companhia. “A BTP vive um importante momento de sua história e é com muito entusiasmo que assumo este novo desafio com o propósito de contribuir para o aumento de capacidade do terminal para os próximos 20 anos de operação”, afirma.

Créditos: Banco de imagens da BTP. Legenda: Novos portêineres aumentaram em 25% a quantidade de equipamentos de cais da BTP.

Satisfação de clientes – As melhorias já implantadas e os investimentos para tornar o terminal mais eficiente, impulsionam também a experiência do cliente com os serviços prestados. Um processo que vem sendo notado e reconhecido pelo mercado já que, em 2024, a BTP foi premiada, pelo segundo ano consecutivo, como uma das empresas referência em atendimento ao cliente pelo Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). Para o Diretor Comercial da BTP, Claudio Oliveira, “o reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo em prol da excelência no atendimento ao cliente. Nos últimos quatro anos, dobramos o nosso índice de satisfação de clientes pela pesquisa Net Promoter Score”, revela.

Mais capacitação para mais excelência – A BTP, que já possui um Centro de Treinamento Técnico dentro do terminal de contêineres para o desenvolvimento contínuo de seus profissionais, impulsionou ainda mais a capacitação de seus colaboradores em 2024. Com o foco na excelência das operações, cerca de 190 operadores de bordo da BTP participaram de um treinamento prático, em parceria com a Fundação CENEP, para aprimoramento de processos e da segurança no ambiente operacional. Já a capacitação para 100% da equipe de manutenção da BTP foi realizada dentro de uma Unidade Móvel do SENAI instalada dentro do terminal e que resultou em mais de 3.200 horas de capacitação em mecânica elétrica e automação.

O Diretor Administrativo da BTP, Joel Contente, explica que o compromisso da companhia com o incentivo a capacitação ultrapassa a área do terminal de contêineres. “Neste ano, também desenvolvemos duas importantes ações sociais relacionadas a capacitação de profissionais para o setor portuário. Iniciamos o ano com a realização e formatura da primeira turma do BTP Com Elas, um curso gratuito que visa a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, e encerramos o ano com a 10ª turma do BTP Para Todos, um curso gratuito com o mesmo propósito e exclusivo para pessoas com deficiência”, detalha.

Créditos: Banco de imagens da BTP. Legenda: BTP Com Elas, curso gratuito para mulheres, formou primeira turma para o mercado de trabalho em 2024.

Impacto social consistente – Ainda em linha com este compromisso, a BTP também realizou a maior destinação da história da companhia para iniciativas sociais, por meio do aporte em 30 projetos sociais via leis de incentivo fiscal. Estes projetos, juntos, beneficiaram milhares de pessoas da Baixada Santista, especialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com ações desenvolvidas nas áreas de cultura, esporte, educação e saúde, sempre pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Premiações em ESG – Para consagrar um ano de muitos avanços, a BTP também foi reconhecida pelo mercado nos três pilares do ESG. No eixo ambiental, a companhia recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, pela transparência na publicação de inventário anual de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). No âmbito social, a Companhia conquistou o Selo Life, pelas ações em prol da igualdade e equidade de gênero, o Prêmio CIEE de Melhores Programas de Estágio e fortaleceu as iniciativas do seu Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. Na Governança, a BTP foi uma das empresas reconhecidas com o Prêmio Antaq, na categoria conformidade regulatória, pelas boas práticas de compliance.

Pioneirismo e Inovação – A BTP também se consolidou, em 2024, pelo pioneirismo e inovação na implementação e utilização definitiva da tecnologia 5G no setor portuário. A companhia recebeu a licença definitiva da Anatel e consolidou-se como o 1º terminal de contêineres com rede 5G privativa no Brasil.


Sobre a BTP:

Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais da área portuário no País. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da modalidade new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, também prestando serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP obteve as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional). Mais informações estão no portal www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario

Assessoria de Imprensa:

Yara Motta: y.motta@btp.com.br

Larissa Lopez: imprensa@btp.com.br