BTP Com Elas forma primeira turma de mulheres para o mercado de trabalho
68 mulheres receberam certificado após dois meses de capacitação em curso gratuito promovido pela BTP

Santos, 17 de julho, 2024 – A Brasil Terminal Portuário (BTP), maior terminal de contêineres da América do Sul, realizou, na tarde de hoje, 17 de julho, a formatura de 68 alunas da primeira turma da iniciativa BTP com Elas, um curso gratuito que tem o objetivo de contribuir para a inserção de mulheres no mercado de trabalho. A cerimônia foi realizada no próprio terminal de contêineres localizado na margem direita no Porto de Santos.

O gerente de Recursos Humanos da BTP, Claudio Luna Scalise, explica que mais de mil mulheres se candidataram para participar da primeira edição do curso. “A procura nos surpreendeu positivamente e comprovou que estávamos no caminho certo quando lançamos o BTP Com Elas com o propósito de contribuir para a inclusão de mulheres, especialmente, no setor portuário. Hoje, formamos a nossa primeira turma com a imensa alegria de saber que 15 alunas já conseguiram se recolocar no mercado de trabalho em outras empresas”, destaca. O BTP Com Elas faz parte do programa de diversidade, equidade e inclusão do terminal de contêineres.

Para receber o certificado do curso intitulado ‘Mulheres no Porto’, o grupo de formandas, composto por 68 mulheres moradoras da Baixada Santista, participaram de dois meses de aulas dentro do próprio terminal de contêineres (localizado no bairro da Alemoa, em Santos).

Durante as aulas, as alunas aprenderam, por meio de atividades teóricas, dinâmicas em grupo e rodas de conversa, sobre Porto e Equipamentos, Protagonismo, Gestão Financeira, Tecnologia e Inovação, Automação Portuária, Segurança Psicológica, Meio Ambiente, Negócios do Porto, Comunicação, Gestão de Projetos, Autoconhecimento, entre outros.

Para a formanda do BTP Com Elas, Claudia Fernandes da Silva, o sentimento de concluir o curso é de renovação e esperança. “O BTP Com Elas aumenta a diversidade e mostra que o porto é um universo também feminino e que nós mulheres podemos, sim, ser uma trabalhadora portuária”, afirma.

Já para Elizabeth Alves da Silva, também formanda do BTP Com Elas, o diferencial do curso foi a oportunidade de capacitação. “Somos capazes de coisas que não imaginamos. Aqui é só o começo de uma nova trajetória”, completa.

Curso 100% ministrado por mulheres – As aulas do curso foram 100% ministradas de forma voluntária por mulheres que já trabalham no setor portuário e que também são colaboradoras do terminal de contêineres. Todas as profissionais foram especialmente capacitadas pela BTP para ensinarem no curso.

A engenheira de infraestrutura da BTP, Thais Kojima Miranda, é uma das colaboradoras do terminal de contêineres que lecionaram no curso e compartilha que a experiência foi extremamente enriquecedora. “Poder contribuir com a formação de outras mulheres é algo extremamente significativo para mim como pessoa, uma vez que tive tantas outras que me apoiaram durante a minha trajetória, enquanto pessoa e profissional”, destaca.

A cerimônia de formatura contou com a presença de diretores da BTP, formandas e seus familiares, professoras voluntárias, profissionais que trabalham no terminal de contêineres e convidados.

(Crédito: BTP)

Para receber o certificado, formandas participaram de dois meses de aulas dentro do próprio terminal de contêineres.