“A educação depende do aluno, do pai, do educador e de parceiros como a Brasil Terminal Portuário, que vem para enriquecer a formação desses jovens”, exalta Audrey Kleys, secretária adjunta de educação

Santos, 17 de dezembro – A Brasil Terminal Portuário e a Prefeitura Municipal de Santos anunciaram, hoje, durante a premiação da 4ª edição do BTP Educa, a ampliação do programa para mais 3 escolas da rede municipal de ensino de Santos. São elas: UME Santista, UME Rubens Lara e UME  José Bonifácio. O evento aconteceu nas dependências de uma das escolas já contempladas pelo Programa, a UME Mário de Almeida Alcântara, e contou  com a presença do diretor-presidente da BTP, Antonio Passaro, do diretor de assuntos corporativos da BTP, Joel Contente, da secretária adjunta de educação, Audrey Kleys, e do secretário de assuntos portuários, José Eduardo Lopes, além da participação dos alunos, professores e diretores das escolas vencedoras.

Com o acréscimo das escolas, o Programa passa a atuar em 10 unidades municipais de ensino de Santos, já a partir do próximo ano letivo. O BTP Educa contempla, atualmente, exatos 1.781 alunos da rede pública e, com as novas escolas participantes, esse número chegará próximo a 3.500, o que representa um aumento de 91% em abrangência de atuação. Com o fechamento desta 4ª edição no segundo semestre de 2014, o Projeto celebra seu segundo ano, contabilizando no período uma média de adesão de 80,40% dos alunos matriculados.

Segundo o diretor-presidente da BTP, Antonio Passaro, é de suma importância que o Programa cresça estruturado, para a conscientização cada vez mais ampla entre os alunos. O diretor-presidente da BTP informou também que além da ampliação do programa, em 2015 serão acrescentados temas relacionados à segurança das crianças em seu dia a dia. “Vamos incluir novos temas em 2015 para somar ao Meio Ambiente. A segurança doméstica será um novo foco em 2015, com assuntos relacionados aos riscos de choque elétrico, utilização de fogão e conservação e manuseio de botijão de gás, entre outros. Nossa equipe de Segurança do Trabalho estará conosco envolvida em mais essa novidade”, concluiu o executivo.

A 4ª edição do BTP Educa encerrou-se com aproximadamente 1.500 trabalhos produzidos pelas crianças de 1º a 5º ano das escolas, somando assim cerca de 82% de adesão ao programa de educação socioambiental neste último semestre. Os temas tratados nesta edição foram: “A Importância das Aves para o Meio Ambiente”, “Conhecendo as Árvores Nativas do Manguezal”, “A importância dos Animais nos Manguezais”, “Como Tratar os Efluentes”, “Beneficiando o Meio Ambiente” e “Vamos Preservar a Mata Atlântica”.

9

Sobre o BTP Educa

O programa BTP Educa visa estimular o espírito de equipe entre os alunos dentro das escolas, pois através de um aluno vencedor, toda a equipe envolvida é premiada. Este critério de premiação – extensiva aos professores, aos diretores e às escolas – auxilia na promoção do círculo virtuoso do engajamento.

O programa foi apresentado e discutido entre a BTP e a Secretaria Municipal de Educação, que expressou seu apoio e colaborou com a estruturação. Entre os critérios de escolha das escolas, foi preponderante a proximidade da instituição de ensino ao empreendimento da BTP. São elas: UME Judoca Ricardo Sampaio, UME Dr. José da Costa e Silva Sobrinho, UME José Carlos de Azevedo Jr., UME Mário de Alcântara, UME Martins Fontes, UME Oswaldo Justo e UME 28 de Fevereiro, além das três novas aquisições projetadas para 2015, UME Santista, UME Rubens Lara, UME José Bonifácio.

Desta forma, o programa consiste na aplicação mensal de concursos culturais individuais entre os alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental, com temas variados sempre com foco em sustentabilidade. Os trabalhos são avaliados por um comitê composto de integrantes da Secretaria de Educação e da BTP, e ao fim de cada semestre, há um evento para a premiação dos vencedores.

Vídeo BTP Educa – para entender mais detalhes do programa

http://youtu.be/9zNSkNbhMEs


Sobre a Brasil Terminal Portuário

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que permite maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de USD 800 milhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua implantação no maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 16 gates de entrada e saída. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo de 35 mil metros² para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a  eliminação das  filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual de movimentação de 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.