Um total de 1.835 alunos das escolas contempladas inscreveram trabalhos
Em sua segunda edição, o BTP Educa entregou 75 prêmios para alunos, professores, diretores, coordenadores e escolas municipais, das sete unidades municipais de ensino participantes do programa, em evento realizado no último dia 16, segunda-feira, na UME Prefeito Oswaldo Justo, no bairro Chico de Paula, em Santos.
O programa BTP Educa é uma parceria entre a Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Prefeitura Municipal de Santos, com o objetivo de incentivar a criatividade e a consciência sustentável entre alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de sete unidades da rede pública de ensino, próximas ao terminal. O BTP Educa visa estimular a competição sadia entre os alunos, por meio de concursos culturais durante o ano.
Nesta segunda edição, o concurso alcançou um total de 2.318 alunos matriculados. Deste total houve a produção de 1.835 trabalhos, o que representa a adesão de 79,16% de alunos ao programa, o que é considerado um sucesso, já que houve um acréscimo de 10 pontos percentuais em relação à 1ª. edição do programa.
“O BTP Educa é a menina dos olhos de todos os programas que desenvolvemos na empresa”, disse o diretor de Relações Institucionais da BTP, Paulo Simões. Ele prosseguiu: “O percentual de aumento em relação ao ano passado mostra que quando há empenho e vontade de todos os envolvidos – alunos, professores, educadores – o resultado é notável”.
A secretária de Educação de Santos, Jossélia Fontoura, agradeceu a parceria da BTP, “sem a qual não conseguiríamos realizar um trabalho tão bonito relativo às questões ambientais”, e emendou: “O importante é a criança aprender, ser motivada e multiplicar todos os conhecimentos e o que foi aprendido aqui”.
O secretário de Comunicação e Resultados de Santos, Rivaldo Santos, que representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa no evento, também agradeceu a iniciativa da BTP “de acreditar, por meio desse programa, nas escolas que se situam em área de grande vulnerabilidade social”. E acrescentou: “A BTP faz aquilo que se espera de uma empresa séria, pois trabalha com o futuro e com as questões ambientais”.
Uma das professoras premiadas, Iara Cristina de Lima Silva, da escola Oswaldo Justo, que teve um aluno premiado em primeiro lugar com o tema Conservação da Água elogiou o programa: “O foco é trabalhar a cidadania, e os temas propostos vêm ao encontro dos grandes eixos como a água e a reciclagem e promovem a reflexão para as questões sociais. Para as crianças é uma oportunidade de viverem outro momento e perceberem a capacidade que elas têm para mostrar o que de bom elas conhecem. É um grande incentivo”.
A aluna Kattlyn Nascimento, de 9 anos, da 3ª série do colégio Oswaldo Justo, disse que achou “muito legal” o programa. Ela participou do tema Reciclagem, com uma História em Quadrinhos e conta o que desenhou: “Foi um menino e uma menina reciclando papel e garrafas”. Outra aluna, Júlia Breithaupt Tavares, 8 anos, da 3ª. série da escola José Carlos de Azevedo Júnior, participou com o mesmo tema e disse que “foi muito legal desenhar crianças fazendo reciclagem de material”. Ela considera o assunto “muito importante”.
As escolas participantes são a José da Costa e Silva Sobrinho, José Carlos de Azevedo Jr., Mario de Alcântara, Martins Fontes, Oswaldo Justo, 28 de fevereiro e a partir dessa segunda edição, a UME Judoca Ricardo Sampaio passou a integrar o grupo de escolas contempladas.
Os temas desta segunda edição foram os seguintes: 1º ano – Preservando do meio ambiente; 2º ano – Animais em extinção – como preservá-los; 3º ano – Qualidade de vida: reciclagem; 4º ano – Conservação do meio ambiente; e 5º ano – Conservação da água.
Prêmios da 2ª edição – No total, foram distribuídos 75 prêmios, entre eles: 9 vale-presentes Ri Happy; 6 PlayStations Portátil; 12 câmeras digitais; 9 impressoras; uma filmadora; 6 iPods; 5 tablets Orange; um tablet Samsung Galaxy; um minissystem; e 9 multifuncionais. Além dos alunos, foram premiados os professores, diretores, coordenadores e as escolas participantes.