Com início das obras confirmado para 1º de setembro, a Brasil Terminal Portuário (BTP) irá reestruturar, reforçar e repavimentar cerca de 1.000 metros da Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como “Retão da Alemoa”, em Santos, que compõe o complexo da Avenida Perimetral que dá acesso aos terminais da margem direita do Porto. Nas duas primeiras fases da obra, o terminal cederá duas faixas de rolamento de uso do Terminal para o desvio do trânsito. A devida sinalização sobre os desvios de tráfego, para auxílio na orientação dos motoristas, já foi implantada pela Empresa no local.
A BTP investirá cerca de R$ 8,8 milhões na remodelação desse trecho de acesso, possibilitando maior fluidez e segurança ao trânsito. O projeto em execução está alinhado com as futuras obras a serem conduzidas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para melhor ordenamento e fluidez do tráfego na margem direita do Porto.
Prevista para ser concluída em nove meses, até junho de 2014, a reforma consiste na reconstrução de aproximadamente um quilômetro de extensão das pistas frontais ao terminal incluindo as quatro faixas de rolamento para entrada no Porto de Santos. Uma faixa adicional será acrescida às duas faixas de saída já existentes, no sentido Centro-Via Anchieta, resultando em três faixas. No total, serão sete pistas de entrada e saída.
Além do incremento de uma pista no sentido Centro-Via Anchieta, outras melhorias serão sentidas pelos motoristas com a conclusão da reforma. Será implantada uma rede de drenagem para escoamento de água nas pistas, o pavimento de paralelepípedos será substituído por asfalto em toda a extensão do trecho e haverá o nivelamento das pistas da avenida, com a implantação de semáforo atuado para conversão e a intensificação da iluminação no local.
A partir do dia 28 de agosto, um desvio será implantado no sentido Centro-Via Anchieta da pista para que os motoristas possam trafegar pela área interna do terminal da BTP, em duas pistas disponibilizadas pela Empresa, até que os serviços dessa primeira fase da obra fiquem prontos, o que está previsto para 1º de dezembro. Já na segunda fase, na obra de reconstrução da pista no sentido Via Anchieta-Centro, o trânsito utilizará as pistas já reformadas e também a área cedida pela BTP, no sentido inverso. A obra prevê outras três fases, até esse trecho e a partir dessa área inicial.
A implantação das obras não impacta no nível de serviço existente na avenida e se encontra em conformidade com os estudos desenvolvidos pelo Ministério Público, Codesp e Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET). Durante as cinco fases da implementação do projeto, que totalizam os nove meses de obras, a Guarda Portuária será responsável pela gestão do tráfego no local.
Entenda as cinco fases do projeto:
Sobre a Brasil Terminal Portuário
A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que irá possibilitar maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de USD 800 milhões a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 18 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas será realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.Com início das obras confirmado para 1º de setembro, a Brasil Terminal Portuário (BTP) irá reestruturar, reforçar e repavimentar cerca de 1.000 metros da Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como “Retão da Alemoa”, em Santos, que compõe o complexo da Avenida Perimetral que dá acesso aos terminais da margem direita do Porto. Nas duas primeiras fases da obra, o terminal cederá duas faixas de rolamento de uso do Terminal para o desvio do trânsito. A devida sinalização sobre os desvios de tráfego, para auxílio na orientação dos motoristas, já foi implantada pela Empresa no local.
A BTP investirá cerca de R$ 8,8 milhões na remodelação desse trecho de acesso, possibilitando maior fluidez e segurança ao trânsito. O projeto em execução está alinhado com as futuras obras a serem conduzidas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para melhor ordenamento e fluidez do tráfego na margem direita do Porto.
Prevista para ser concluída em nove meses, até junho de 2014, a reforma consiste na reconstrução de aproximadamente um quilômetro de extensão das pistas frontais ao terminal incluindo as quatro faixas de rolamento para entrada no Porto de Santos. Uma faixa adicional será acrescida às duas faixas de saída já existentes, no sentido Centro-Via Anchieta, resultando em três faixas. No total, serão sete pistas de entrada e saída.
Além do incremento de uma pista no sentido Centro-Via Anchieta, outras melhorias serão sentidas pelos motoristas com a conclusão da reforma. Será implantada uma rede de drenagem para escoamento de água nas pistas, o pavimento de paralelepípedos será substituído por asfalto em toda a extensão do trecho e haverá o nivelamento das pistas da avenida, com a implantação de semáforo atuado para conversão e a intensificação da iluminação no local.
A partir do dia 28 de agosto, um desvio será implantado no sentido Centro-Via Anchieta da pista para que os motoristas possam trafegar pela área interna do terminal da BTP, em duas pistas disponibilizadas pela Empresa, até que os serviços dessa primeira fase da obra fiquem prontos, o que está previsto para 1º de dezembro. Já na segunda fase, na obra de reconstrução da pista no sentido Via Anchieta-Centro, o trânsito utilizará as pistas já reformadas e também a área cedida pela BTP, no sentido inverso. A obra prevê outras três fases, até esse trecho e a partir dessa área inicial.
A implantação das obras não impacta no nível de serviço existente na avenida e se encontra em conformidade com os estudos desenvolvidos pelo Ministério Público, Codesp e Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET). Durante as cinco fases da implementação do projeto, que totalizam os nove meses de obras, a Guarda Portuária será responsável pela gestão do tráfego no local.
Entenda as cinco fases do projeto:
Sobre a Brasil Terminal Portuário
A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que irá possibilitar maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de USD 800 milhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua chegada ao maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 18 gates de entrada e saída automatizados. Seu processo de recebimento de carretas será realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade para movimentar 1,2 milhão de TEU’s e 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.