A quinta fase do projeto finaliza uma série de obras para melhoria na infraestrutura de acesso ao Porto de Santos
A Brasil Terminal Portuário (BTP) iniciou, nesta segunda-feira (11), a quinta e última fase de obras do viário, concluindo as atividades do projeto de melhoria nas vias de acesso aos terminais da margem direita do Porto de Santos, na Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como “Retão da Alemoa”. Essa última fase, com previsão de término para a última semana de setembro, irá concluir a reestruturação de trecho nos dois sentidos da avenida, nivelando as pistas com a nova cota (altura) determinada pela Autoridade Portuária, substituindo o pavimento de paralelepípedos por asfalto, além de outras melhorias.
Com um investimento total, pela BTP, em torno de R$ 8,8 milhões, a reforma de cerca de 1 km de extensão da Avenida Perimetral integra um plano mais amplo de obras de infraestrutura no Porto de Santos, conduzido pela autoridade portuária (Codesp), com o objetivo de melhorar o acesso viário local.
“Com as obras desse trecho da Perimetral concluídas, haverá uma melhoria no fluxo de veículos que transitam no local, aumentando as condições de fluidez e segurança no tráfego, uma vez que haverá a implantação de pavimento asfáltico, garantindo um melhor nivelamento do piso, nova iluminação, sistema de drenagem local, além da sinalização semafórica vertical e horizontal das pistas” afirma Cristhiane Vojevodovas, gerente de infraestrutura da BTP.
Visando facilitar a movimentação na região durante essa fase de obras, a BTP sinalizou a área, de acordo com indicações dos estudos realizados, conjuntamente com a CODESP e a Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET).
Saiba mais sobre o projeto
A reforma, iniciada em setembro de 2013, foi dividida em cinco fases para execução sem interferência no tráfego local, e consiste na reconstrução de aproximadamente um quilômetro de extensão das pistas frontais ao terminal da BTP, incluindo as quatro faixas de rolamento para entrada no Porto de Santos. Uma faixa adicional será acrescida às duas faixas de saída já existentes, no sentido Centro-Via Anchieta, resultando em três faixas. No total, serão sete pistas de entrada e saída.
Além do incremento de uma pista no sentido Centro-Via Anchieta, outras melhorias serão sentidas pelos motoristas com a conclusão da reforma. Será implantada uma rede de drenagem adequada para escoamento de água das pistas, o pavimento de paralelepípedos será substituído por asfalto em toda a extensão do trecho – o que também diminui o nível de ruído no local, e haverá o nivelamento das pistas da avenida, com a implantação de semáforo atuado (automaticamente adaptável ao volume de tráfego identificado em cada sentido) para conversão, e iluminação no local de acordo com as normas nacionais.
A implantação das obras não impacta no nível de serviço existente na avenida, e se encontra em conformidade com os estudos de capacidade desenvolvidos. Durante todas as fases do projeto, a Guarda Portuária tem sido responsável pela gestão do tráfego no local.
The fifth phase of the project finishes a series of works for the improvement in the infrastructure of the Port of Santos access
Brasil Terminal Portuário (BTP) starts, on Monday (11), the fifth and final phase of works in the road, completing the project activities to improve the access roads to the right bank of the Port of Santos terminals at Avenida Engenheiro Augusto Barata, better known as “Retão da Alemoa”. This final phase, scheduled for ending in the last week of September, will complete the restructuring of stretch in both directions of the Avenue, leveling the tracks with the new dimension (height) determined by the Port Authority, replacing the cobbled pavement with asphalt, and other improvements.
With a total of investment, by BTP, around R$ 8.8 million, the renovation of approximately 1 km long of the Avenue is part of a broader plan of infrastructure at the Port of Santos, led by the Port Authority (CODESP), aiming to improve local road access.
“With the works in this stretch of the Avenue completed, there will be an improvement in the flow of vehicles traveling on site, increasing the fluidity and conditions of traffic safety, since there will be the introduction of asphalt pavement ensuring a better leveling of the floor, new lighting, site drainage system, in addition to vertical and horizontal traffic lights slopes”, says Cristhiane Vojevodovas, infrastructure manager of BTP.
To facilitate movement in the region during this phase of works, BTP signaled the area, according to indications from studies conducted in conjunction with CODESP and Traffic Engineering Company of Santos (CET).
Learn more about the Project
The improvement, initiated in September 2013, was divided into five phases for execution, without interference in local traffic, and consists in the reconstruction of approximately one kilometer across the front of the terminals tracks, including the four lanes to enter the Port of Santos. An additional lane will be added to the existing two-lane exit towards Downtown to Via Anchieta, resulting in three tracks. In total, it will be seven inbound and outbound lanes.
Besides the increase of a lane towards Downtown -Via Anchieta, other improvements will be felt by drivers with the completion of the reform. Will be located an adequate drainage system to drain water from the slopes, the cobbled pavement will be replaced by asphalt throughout the length of the stretch – which also reduces the noise level at the site, and there will be leveling the slopes of the avenue, with deployment actuated traffic light (automatically adaptive to traffic identified in each direction) for conversion, and spot lighting in accordance with national standards.
The implementation of the works does not impact the existing service level on the avenue, and it is in accordance with studies of capacity developed. During all phases of the project, the Harbour Guard has been responsible for traffic management in place.