Representantes da Brasil Terminal Portuário (BTP), do Órgão Gestor de Mão de Obra Avulsa do Porto de Santos (Ogmo) e do Centro de Excelência Portuária do Porto de Santos (Cenep) assinaram hoje (27), na Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, termo de compromisso para treinar e habilitar gratuitamente mão de obra da região interessada em operar equipamentos portuários – portêineres e transtêineres.
Também estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal de Santos e de entidades sindicais. Júlio César Novaes, secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos abriu a solenidade de assinatura do termo de compromisso e cumprimentou todos os presentes pela iniciativa. O presidente do Sindicato dos Operadores em Aparelho em Santos (Sindogeesp), Guilherme Amaral Távora complementou “para nós não foi surpresa a postura da BTP em chamar, antes de tudo, o sindicato para alinhar essa ação e propor a parceria ao trabalhador portuário avulso”.
As atividades começam em boa hora. Na semana passada, pôde ser visto na Barra o navio que está trazendo o primeiro lote de modernos transtêineres e portêineres para a Brasil Terminal Portuário. O navio passa pelo canal no próximo domingo (dia 2) rumo à sede da empresa na Alemoa. O descarregamento dos equipamentos começa duas semanas depois, após o navio cumprir procedimentos operacionais de posicionamento no novo cais da BTP.
De acordo com o diretor-presidente da BTP, Henry Robinson “A parceria firmada hoje é também um marco na evolução do nosso empreendimento. Concluído o processo de remediação ambiental e tendo as obras em nosso terminal em fase final, é hora de avançarmos na mais importante etapa do Projeto: a de investimento no capital humano”. Juntos, BTP, Cenep e Ogmo irão possibilitar o incremento da oferta de profissionais altamente qualificados na região.
Todas as empresas e entidades envolvidas atuarão diretamente ao longo do processo. A metodologia de ensino contratada pela BTP é da Maersk Training Brasil e o Cenep irá conduzir o treinamento. O Ogmo é o responsável por habilitar os candidatos aprovados ao final do curso. Já o certificado dos alunos será emitido, em conjunto, pela BTP, Ogmo e Cenep.
Serão oferecidas 300 vagas para treinamento até o fim do programa, que está previsto para março de 2013. A Brasil Terminal Portuário irá absorver cerca de 50% do grupo habilitado para operação de seus próprios equipamentos no futuro terminal multiuso, em construção na margem direita do Porto de Santos. O investimento total na qualificação desse grupo é de R$700 mil.
Profissionalização e modernidade
O curso terá uma carga horária de 120h, e as aulas serão ministradas na própria BTP. O treinamento terá coordenação do Cenep. Esmeraldo Tarqüínio, diretor-presidente do Centro de Excelência Portuária afirma que já está tudo pronto para o suporte aos alunos “esse momento coroa quase um ano de conversações entre BTP e Cenep que, em paralelo, foi amadurecendo sua forma de atuação. A expectativa é de proporcionar o melhor atendimento possível aos alunos”.
Eles terão a oportunidade de ter aulas práticas em um dos simuladores de operação de equipamentos mais modernos do mundo. “Esse simulador tem um sistema eletromecânico chamado motion. Ao entrar na cabine, o aluno faz os movimentos reais e tem a perfeita sensação de estar operando os equipamentos portuários de verdade” explica o diretor de operações da BTP, João Mendes. O simulador já está na empresa, e o investimento na aquisição do equipamento foi de R$ 2 milhões.
Para o diretor de Recursos Humanos da Brasil Terminal Portuário, Joel Contente, o cuidado na elaboração de cada etapa do processo resultará em qualidade durante todo o curso “O fato de termos conosco instituições reconhecidas como o Cenep e o Ogmo torna esse treinamento uma oportunidade incomparável de formação profissional da mão de obra e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento da região. Estamos muito entusiasmados com essa parceria”, comemora o executivo.
Crédito da foto: Diário Oficial de Santos
Inscrições
A diretora-superintendente do órgão, Sandra Gobetti, ressalta a importância do curso para a futura carreira do profissional “a oportunidade vai propiciar o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalhador. Estamos prontos para caminhar em benefício do sistema portuário”. Para se inscrever é necessário pertencer aos quadros do Ogmo e atender a todos os requisitos previstos em edital. Os candidatos irão passar por um processo seletivo para se qualificar ao treinamento. Todo o processo é gratuito e o edital será divulgado nos próximos dias.