Antes mesmo de iniciar as suas operações no cais da Alemoa, no Porto de Santos, a Brasil Terminal Portuário (BTP) já é citada por autoridades e pela mídia em geral como uma das empresas que vai colaborar de modo significativo para alavancar ainda mais o movimento de contêineres no principal porto do País.
Santos é atualmente o 41º. porto em operações com contêineres no mundo, de acordo com a edição do último mês da revista britânica Containerisation International, especializada no setor. O Porto de Santos estava em 43º. lugar e subiu dois pontos ao atingir a marca de 2.985.922 Teus, com aumento de 9,65% em relação ao ano passado.
Com a entrada em operação que acontecerá em breve, o terminal multiuso da BTP poderá colaborar com a movimentação anual, nesta primeira fase, de mais 1,2 milhão de Teus.
A BTP adquiriu na China equipamentos de alta tecnologia que chegarão em breve ao terminal e que serão um dos mais modernos para operação de contêineres . Os equipamentos serão operados por equipes altamente especializadas nesse tipo de aparelhagem.
Em seus 490 mil metros quadrados de área total, a BTP terá capacidade estática para 34.600 Teus. O terminal também contará com gates de entrada e saída totalmente automatizados, proporcionando maior agilidade ao transporte dos contêineres.