Em 10 anos, BTP para Todos já qualificou mais de 300 pessoas com deficiência para trabalhar no setor portuário. Interessados devem se inscrever até 16/9.

Santos, 10 de setembro de 2024 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) está com inscrições abertas para a nova turma do BTP para Todos, curso gratuito que tem o objetivo de capacitar pessoas com deficiência para trabalhar no setor portuário. O programa, que neste ano também celebra uma década de existência e legado social, já qualificou mais de 300 profissionais da Baixada Santista.

O gerente de Recursos Humanos da BTP, Claudio Luna Scalise, destaca que nesta edição especial de 10 anos do programa a carga horária das aulas será ampliada e duas rodas de conversa serão promovidas, incentivando um diálogo profundo sobre diversidade e inclusão. “Estamos celebrando uma década do BTP para Todos, reafirmando nosso compromisso com a capacitação de mais pessoas no setor portuário. Ao longo desses anos, trabalhamos com a convicção de que o setor portuário pode ser mais inclusivo e diverso. O BTP para Todos é o alicerce do nosso atual Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão“, ressalta Scalise.

Os interessados em fazer parte da 10ª turma do BTP para Todos devem se candidatar pelo site https://www.btp.com.br/btp-para-todos até 16 de setembro. Os pré-requisitos para inscrição são: ter Ensino Médio completo, laudo médico atualizado e não ter participado de nenhuma edição anterior do Programa. Também será necessário enviar o currículo atualizado. No total, serão oferecidas 35 vagas para o curso intitulado ‘O Trabalho no Ambiente Portuário’.

Para André Luiz de Freitas, aluno formado na turma de 2018 do BTP para Todos e colaborador da BTP há quatro anos, a participação foi um marco crucial na carreira. “Este programa não só me ofereceu a chance de ingressar no setor portuário, mas também me proporcionou um aprendizado valioso e uma experiência enriquecedora desde o início da minha jornada profissional. Sinto um imenso orgulho de ter sido parte desse projeto inovador e transformador”, revela. André é um dos cerca de 50 profissionais formados no BTP para Todos que já foram contratados para trabalhar no terminal de contêineres.

Multiplicadores voluntários – Outro diferencial do BTP para Todos são os profissionais escolhidos para ensinar no programa. As aulas são 100% ministradas pelos próprios colaboradores do terminal de contêineres que atuam de forma voluntária e que foram especialmente capacitados.

Durante as aulas, os participantes conhecerão de perto as operações de um terminal de contêineres e aprenderão, por meio de atividades teóricas e dinâmicas em grupo, sobre desenvolvimento comportamental e temas relacionados a tecnologia, equipamentos e operação portuária, comunicação, atendimento ao cliente, meio ambiente e sustentabilidade, segurança, entre outros.

As aulas do BTP para Todos serão presenciais, entre os meses de setembro e outubro, e realizadas dentro da própria BTP.  A empresa oferecerá o transporte do centro de Santos até o terminal de contêineres, e vice-versa, para todos os participantes. A BTP é o maior terminal de contêineres da América do Sul e está localizada na margem direita do Porto de Santos (no bairro da Alemoa, em Santos).

Inscrições
Data: Até 16/9
Link: https://www.btp.com.br/btp-para-todos
Documentos necessários: Comprovante de escolaridade (Ensino Médio completo), laudo médico atualizado e currículo atualizado.


BTP para Todos já qualificou mais de 300 pessoas para trabalhar no Porto de Santos

BTP oferece 35 vagas para pessoas com deficiência em curso gratuito sobre trabalho no porto


Sobre a BTP:

Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais da área portuário no País. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da modalidade new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, também prestando serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP obteve as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional). Mais informações estão no portal www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario

Assessoria de Imprensa:

Yara Motta: y.motta@btp.com.br

Larissa Lopez: imprensa@btp.com.br